Pular para o conteúdo principal

Câncer de próstata sintomas

cancer prostata


O câncer de próstata é o tumor maligno mais detectado no sexo masculino e atinge grande parcela da população após 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico urologista pelo receio de que tenham que se submeter ao toque retal.


Mas porque o toque retal é necessário?

Será que com toda evolução tecnológica da medicina atual este exame ainda precisa ser feito?

Não há um exame que substitua esse toque ? Essas perguntas são repetidas insistentemente por todos que consultam urologistas.

Na verdade, as razões que levam as pessoas a ter receio de se submeter ao exame vão desde questões simplesmente culturais até o medo de descobrir mesmo a doença e ter que se tratar.

Todavia, quando recebem explicações mais detalhadas sobre o toque retal, todas as pessoas que consultem o urologista vencem facilmente qualquer constrangimento e não se incomodam mais em serem examinadas.

Quais ao os sintomas do câncer de próstata ?

Na fase inicial o câncer de próstata não produz sintomas, sendo o período em que o paciente tem mais chances de cura. Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são:

- Presença de sangue na urina.


- Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.


- Jato urinário fraco


- Dor ou queimação ao urinar.

A presença de um ou mais deste sintomas não significa que você está com câncer, varias doenças podem dar sintomas semelhantes. Por isso, é muito importante a visita ao seu médico, para esclarecimento e diagnóstico, tão logo os sintomas surjam. Esta é a melhor forma para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O toque retal é dolorido ?

Normalmente o toque retal é feito com o dedo indicador, revestido por uma luva de plástico ou de latex, adequadamente lubrificado. A maioria as pessoas depois de devidamente esclarecida sobre o exame pelo seu médico, fica tranquila e se refere que o toque retal é muito simples do que lhe parecia. Mesmo na presença do câncer, o toque retal não doí.

Quem apresenta mais risco de contrair câncer de próstata ?

Homens com idade superior a 50 anos e aqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.

Como prevenir o câncer de próstata ?

Até o presente momento, não são conhecidas formas especificas de prevenção do câncer de próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer. Deste modo é importante:

- Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física


- Ter um alimentação rica em fibras, frutas e vegetais


- Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal


- Manter o peso na medida certa


- Diminuir o consumo de álcool


- Não fumar


Fonte: Centro de Câncer Hospital Santa Rita- Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CALFINAGEM COMO FAZER - COMO APLICAR CALFINO EM PAREDES

Calfinagem como fazer - Saiba o que é calfinagem e como fazer a aplicação do calfino em paredes, nessa matéria que preparamos como mais uma opção de revestimento para quem está pensando em construir ou reformar sua casa. A calfinagem é um processo de acabamento utilizado no revestimento final de paredes internas e externas de casas e apartamentos, inclusive para tetos, cozinhas e banheiros e que é muito pouco difundida por profissionais da área nos dias de hoje. Os benefícios da calfinagem com cal são inúmeros, dentre eles podemos destacar: - Resistente à água; - Substitui a aplicação de massa corrida; - O recobo da parede não precisa ser filtrado; - Finalização marmorizada ou aveludada; - Não precisa lixar as paredes; - Menor esforço do profissional, menos trabalho e ausência total de pó; - Além de ser mais barato que os processos tradicionais, pois o preço do calfino é bem mais em conta que a massa corrida; Se você está querendo um acabamento de paredes de alto padrão, o calfino o

ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA CURRÍCULOS

Em um mercado de trabalho tão concorrido como o dos dias atuais a melhor maneira de ter maiores chances de conseguir um emprego ou de mudar de emprego é ter o diferencial entre tantos profissionais que estão à procura de novas oportunidades, pois as empresas estão procurando isto mesmo nos profissionais, um detalhe a mais que o diferencie da multidão. Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para fazer a diferença e para isto você deve verificar detalhes importantes, que muitos nem veem como fundamentais, mas que fazem toda a diferença na hora do examinador escolher o seu currículo e não o de outro, quando comparar pessoas que possuem a mesma experiência e qualificação. Exemplos de Objetivos Profissionais Para Currículos - O objetivo profissional é um destes itens fundamentais no currículo, pois é a partir dele que o examinador saberá o que você procura e como você se encaixa na vaga que ele está divulgando. Sendo assim, escolha objetivos profissionais nos currí

Máscara de Argila para o rosto

Máscara de argila para o rosto A máscara de argila tem vários benefícios, tanto para o rosto, como para seu corpo e cabelo. Sua função é natural e extremamente eficaz. Reduz a oleosidade e tonifica a pele sem ressecá-la, naturalmente e sem agredir sua pele. A argila contém minerais que revitalizam o tecido da pele. Receita natural de máscara de argila para o rosto : Se sua pele for sensível utilize a argila vermelha ou a branca. 2 colheres de argila verde 3 colheres de água ou até a argila ficar em forma de creme que de para passar no rosto. Aplicar no rosto evitando a área dos olhos. Ficar assim até a argila secar. Depois de seca, retire com água morna. O ideal é usar uma toalha (própria para isso) embebida com água morna para ir retirando sem muita sujeira.