Caixa Federal FGTS

Caixa Federal FGTS

A Caixa Federal - Fgts (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma programa criado pelo Governo Federal para assegurar que todo o trabalhador tenha uma garantia por tempo de serviço no trabalho. Com o FGTS da Caixa Federal, o empregado têm a certeza, que quando ele for despedido sem justa causa do emprego, vai conseguir ter uma renda, para garantir o sustento dele e de sua família por alguns tempo. O FGTS da caixa traz vários outros benefícios para o trabalhador, entre eles pode-se destacar o financiamento de imóveis com facilidade, realizando o sonho da casa própria e ajudando o trabalhador a construir um patrimônio.
caixa federal fgts

O empregador é obrigado por lei a depositar 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao FGTS, correndo juros e correção de 3% ao ano, à favor do empregado. Pelo lado do governo, ele usa esse dinheiro para projetos sociais, como habitação, saneamento básico e infra-estrutura, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e ajudando as pessoas a ter uma vida mais digna, principalmente as pessoas de baixa renda.

Para o trabalhador saber se está sendo depositado corretamente pelo empregador o seu FGTS, é só verificar o Extrato do FGTS que chega em sua casa a cada 2 meses. Caso não chegue, vá a uma agência da Caixa, e informe seu endereço completo, e solicite o reenvio do extrato.

Quem têm direito ao FGTS

Todo trabalhador no Brasil, com um contrato de trabalho formal, trabalhador rural, temporário, operário rural que trabalhe apenas no período de colheita e atletas profissionais têm direito a receber o FGTS da caixa.

Saldo e Extrato do FGTS da Caixa Federal

Para quem tiver interesse em consultar o saldo ou extrato do FGTS, entre no site da Caixa Economica Federal nesse endereço e coloque seu numero do NIS (PIS-PASEP-NIT) e senha, caso você ainda não tenha a senha de acesso para consultar o saldo do FGTS clique aqui.

Caso, você veja que o seu empregador não esteja depositando corretamente seu FGTS, vá até uma Delegacia Regional do Trabalho- DRT, e informe. O Ministério do Trabalho e Emprego têm o dever e a obrigação de fiscalizar as empresas que não estão cumprindo com a lei.

0 comentários:

Postar um comentário