Pular para o conteúdo principal

Azia queimação - Refluxo gastroesofágico

azia

O que é refluxo gastroesofágico? Quais os sintomas? Azia na gravidez, Azia constante, Azia estomacal, refluxo gastroesofágico sintomas e tratamento, mas afinal o que é refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico é uma doença mais comum do aparelho digestivo.
Ocorre quando o conteúdo acido reflui, ou seja volta pra o esófago.
Esse material refluído contêm normalmente grande quantidade de acido clorídrico, que é produzido pelo estômago. O ácido, em contato com a mucosa do esôfago, provoca uma desconfortável sensação de queimação, conhecida popularmente como azia. A azia pode ser sentida logo acima da "boca do estômago" ou então começar neste ponto e subir até a garganta, espalhando a sensação de queimação atrás do osso que fica no meio do peito, chamado de esterno. Algumas vezes, além da sensação de queimação, você pode perceber que " voltou alguma coisa junto" que pode ser o suco gástrico e/ou alimentos. Isso é chamado de regurgitação.

Por quê o refluxo ocorre?

O refluxo ocorre quando os mecanismos que impedem ou dificultam o retorno do material contido no estômago para o esófago estão enfraquecidos ou não funcionam. O elemento mais importante dessa verdadeira barreira é o que é chamado de esfíncter inferir do esófago, que funciona como uma válvula, que abre e fecha, e tem uma determinada pressão, suficiente para impedir o refluxo. Quando a pressão dessa válvula diminui ou começa a apresentar defeitos em seu funcionamento, o refluxo ocorre. É claro que, quanto mais refluxo ocorrer, maior a possibilidade de haver inflamação do órgão, conhecida com esofagite.
Existem outros importantes mecanismos de defesa, como a produção de saliva, que em conjunto com a movimentação do esôfago, conhecida como peristalse, "lavam" o esôfago, diminuindo o refluxo.

Por quê tenho azia?

A azia pode ocorrer por uma série de fatores, tais como estresse, ouso de medicamentos e maus hábitos alimentares. Além da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), citado acima.

É importante tratar a azia?

Sim, atenção aos sintomas e a frequência com que eles acontecem.Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento do problema.Seu medico prescreverá medicamentos que diminuem a secreção do ácido produzido pelo estômago.

Está correto tomar leite e antiácidos para tratar a azia?

Cuidado! ao consumir leite e antiácidos. você estará se automedicando. A sensação de queimação pode não ser apenas azia. O leite, por mais que seja considerado uma alternativa natural e saudável, não é o tratamento recomendado, e o antiácido causa somente um alivio temporário.

Sempre que tenho azia significa que estou com problema?

Não. Somente quando o desconforto da azia tornar-se frequente, 2 vezes por semana (durante 4 a 8 semanas), é que devemos nos preocupar, pois poderá ser um sintoma da doença do refluxo gastro esofagico.( DRGE)

Quando devo procurar um médico para tratar da azia?

Devemos procurar um médico quando os sintomas da azia tornar-se constante. Normalmente cometemos exageros na alimentação e sentimos azia, mas, se as atividades diárias estiverem prejudicadas com tais sintomas, você deverá ir ao médico. O tratamento prolongado e a mudança de habitos têm sido a melhor e mais adequada solução para as constantes reclamações de quem sofre diariamente com os sintomas de refluxo.

"Quando a azia ocorrer uma ou mais vezes por semana ou estiver interferindo no seu dia-a-dia, você deve procurar ajuda de um médico."


Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia

Comentários

Olá querida!

Você explicou direitinho o meu problema. Parabéns!

Isso é muito ruim, e no meu caso, somente a operação vai resolver, pois além de tudo isso, estou com uma passagem do esôfago entupida. Pode???

Abraços: Regina
Anônimo disse…
Bom dia...Me Chamo Carla...

Excelente explicação..tenho azia todos os dias,Um dia com 24 horas, tenho azia por umas 15 horas do dia..... tudo que bebo e como me da azia e chego a chorar tão forte é a queimação.
Vou procurar com urgencia um gastro.

Muito obrigada.
Anônimo disse…
Nesse exato momento estou sentindo um queimor terrível, sinto isso varias vezes por semana. Obrigado pela excelente explicação e conselho.

Postagens mais visitadas deste blog

CALFINAGEM COMO FAZER - COMO APLICAR CALFINO EM PAREDES

Calfinagem como fazer - Saiba o que é calfinagem e como fazer a aplicação do calfino em paredes, nessa matéria que preparamos como mais uma opção de revestimento para quem está pensando em construir ou reformar sua casa. A calfinagem é um processo de acabamento utilizado no revestimento final de paredes internas e externas de casas e apartamentos, inclusive para tetos, cozinhas e banheiros e que é muito pouco difundida por profissionais da área nos dias de hoje. Os benefícios da calfinagem com cal são inúmeros, dentre eles podemos destacar: - Resistente à água; - Substitui a aplicação de massa corrida; - O recobo da parede não precisa ser filtrado; - Finalização marmorizada ou aveludada; - Não precisa lixar as paredes; - Menor esforço do profissional, menos trabalho e ausência total de pó; - Além de ser mais barato que os processos tradicionais, pois o preço do calfino é bem mais em conta que a massa corrida; Se você está querendo um acabamento de paredes de alto padrão, o calfino o

ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA CURRÍCULOS

Em um mercado de trabalho tão concorrido como o dos dias atuais a melhor maneira de ter maiores chances de conseguir um emprego ou de mudar de emprego é ter o diferencial entre tantos profissionais que estão à procura de novas oportunidades, pois as empresas estão procurando isto mesmo nos profissionais, um detalhe a mais que o diferencie da multidão. Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para fazer a diferença e para isto você deve verificar detalhes importantes, que muitos nem veem como fundamentais, mas que fazem toda a diferença na hora do examinador escolher o seu currículo e não o de outro, quando comparar pessoas que possuem a mesma experiência e qualificação. Exemplos de Objetivos Profissionais Para Currículos - O objetivo profissional é um destes itens fundamentais no currículo, pois é a partir dele que o examinador saberá o que você procura e como você se encaixa na vaga que ele está divulgando. Sendo assim, escolha objetivos profissionais nos currí

Máscara de Argila para o rosto

Máscara de argila para o rosto A máscara de argila tem vários benefícios, tanto para o rosto, como para seu corpo e cabelo. Sua função é natural e extremamente eficaz. Reduz a oleosidade e tonifica a pele sem ressecá-la, naturalmente e sem agredir sua pele. A argila contém minerais que revitalizam o tecido da pele. Receita natural de máscara de argila para o rosto : Se sua pele for sensível utilize a argila vermelha ou a branca. 2 colheres de argila verde 3 colheres de água ou até a argila ficar em forma de creme que de para passar no rosto. Aplicar no rosto evitando a área dos olhos. Ficar assim até a argila secar. Depois de seca, retire com água morna. O ideal é usar uma toalha (própria para isso) embebida com água morna para ir retirando sem muita sujeira.