Pular para o conteúdo principal

Investir na bolsa - Mercado de ações e opções



A grande dúvida da maioria das pessoas é, será que é possível ganhar dinheiro com bolsa de valores? A resposta para essa pergunta varia muito de pessoa para pessoa, uns vão dizer que sim é possível ganhar dinheiro com a bolsa, outros vão dizer que é um jogo e que perderam muito dinheiro, e que é negocio só para os "grandes" cada um vai ter uma resposta diferente para essa pergunta. Mas afinal dá ou não dá para ganhar dinheiro fazendo investimento em ações?

Primeiro de tudo, você precisa entender como tudo isso funciona, precisa saber como investir e no que investir, antes de você começar a comprar e vender ações você precisa aprender tudo que for possível sobre mercado de capitais, leia livros, faça cursos, aprenda sobre análise técnica ou análise fundamentalista, cadastre-se em fóruns, enfim busque conhecimento o máximo que puder. Depois de conhecer o mercado e sua dinâmica, você começa a aumentar suas chances de sucesso na bolsa.

A grande maioria das pessoas pensam que entrando na bolsa vão ficar ricos da noite para o dia, isso é a maior engano que você possa cometer, ações são um investimento em uma empresa, você se torna dono de um pequeno pedaço dessa empresa, você se torna sócio, e conforme essa empresa passa a ter lucros ou prejuízos, você sendo sócio participa dos resultados também.

Pense no investimento em ações como a compra de uma casa, depois que você comprou a casa leva anos para seu investimento crescer, assim é na bolsa, as vezes leva algum tempo para seu investimento dar retorno, o mais importante é estar preparado para os altos e baixos da bolsa sem se abalar por que mais cedo ou mais tarde as chances de você ter retorno aumentam consideravelmente.

Mas e as crises?

Crises sempre acontecem, e vão continuar a acontecer, o mais importante de tudo é estar sempre preparado para as crises, porque todas elas depois de algum tempo passam e os que tiveram conhecimento e cabeça fria nos anos seguintes tiveram lucros incríveis. Volta e meia acontece algum fato no mundo que abala os mercados e por consequencia as bolsas do mundo todo vão junto. Geralmente quando isso acontece o valor do dólar sobe e as bolsas do mundo todo caem. Isso acontece desde a grande depressão na crise de 1929 até os dias de hoje, como aconteceu com o subprime nos Estados Unidos na metade do ano de 2008.

Agora vamos para a parte pratica do mercado.

Para começar a investir na bolsa, você precisa se cadastrar a uma corretora de valores com isso poderá começar a comprar e vender açoes pela Internet, é o chamado home broker e pode fazer isso no conforto de sua casa ou escritório.
Outra opção é através de fundo de investimento, de bancos ou de corretoras onde você participa de um fundo de cotas de um determinado portifólio e conforme a performance desse fundo, você pode ter lucro ou prejuízo, mas você não tem a opção de escolher qual ação comprar ou vender pois é o administrador do fundo que realiza as compras e vendas das açoes.

Como escolher quais ações comprar?

As bolsas do mundo todo estão sempre atualizando seus índices com as melhores ações para fazer sua composição, são as chamadas Blue Chips, na Bovespa a Bolsa de São Paulo isso não é diferente, frequentemente ela remaneja o índice com as melhores ações para investimento, o segredo é estar sempre comprado em alguma ação blue chip, dê preferência que esteja entre as cinco primeiras sempre. Fazendo isso suas chances de sucesso na bolsa aumentam muito.

Mas por que blue chips?

As Blue chpis são as empresas mais seguras para se investir, por que o risco delas quebraram é pequeno, mas mesmo que esse risco aumente você como acionista ficara sempre atento e acompanhando esse índice para saber se a empresa que você é sócio continua nos primeiros lugares. Caso ela baixe de posição isso serve de alerta para que você caso queira possa trocar de empresa ainda com tempo de sobra antes que coisas piores possam acontecer a está empresa.
Mas vamos pegar de exemplo as ações da Petrobras, ela hoje é ação numero um da Bovespa, pode se investir na empresa sem medo, é claro nada na bolsa é garantido, mas suas chances de fazer um bom investimento comprando ações da Petrobras para longo prazo são bem grandes.

Você sabia que pode ter uma renda com suas ações?
Mercado de opções.
Uma modalidade que pouca gente conhece é remuneração de carteira com opções.
Funciona mais ou menos como uma renda sobre suas ações.
Todo o mês você pode por a venda uma quantidade de opções referente a sua carteira de ações.
As opções no Brasil tem validade de trinta dias, como se fosse uma forma de juros pago por sua carteira de ações. Opções são um grande instrumento para quem aplica na bolsa em ações de primeira linha as blue chips como Petrobras ou Vale do Rio doce. Tente aprender ao máximo sobre esse derivativo, fale com seu corretor, por que além de remunerar sua carteira com juros no tempo, impede em caso de crise econômica onde a bolsa possa cai forte, e você não venda suas ações no fundo do poço.

O assunto é bem vasto fiz apenas um pequeno e singelo resumo.

Gráfico do índice da bolsa de Nova Iorque (Dow Jones) de 1929 até os dias de hoje



Deixe seu comentário ou sua dúvida para que possamos trocar alguns conhecimentos, será um grande prazer em poder ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CALFINAGEM COMO FAZER - COMO APLICAR CALFINO EM PAREDES

Calfinagem como fazer - Saiba o que é calfinagem e como fazer a aplicação do calfino em paredes, nessa matéria que preparamos como mais uma opção de revestimento para quem está pensando em construir ou reformar sua casa. A calfinagem é um processo de acabamento utilizado no revestimento final de paredes internas e externas de casas e apartamentos, inclusive para tetos, cozinhas e banheiros e que é muito pouco difundida por profissionais da área nos dias de hoje. Os benefícios da calfinagem com cal são inúmeros, dentre eles podemos destacar: - Resistente à água; - Substitui a aplicação de massa corrida; - O recobo da parede não precisa ser filtrado; - Finalização marmorizada ou aveludada; - Não precisa lixar as paredes; - Menor esforço do profissional, menos trabalho e ausência total de pó; - Além de ser mais barato que os processos tradicionais, pois o preço do calfino é bem mais em conta que a massa corrida; Se você está querendo um acabamento de paredes de alto padrão, o calfino o

ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA CURRÍCULOS

Em um mercado de trabalho tão concorrido como o dos dias atuais a melhor maneira de ter maiores chances de conseguir um emprego ou de mudar de emprego é ter o diferencial entre tantos profissionais que estão à procura de novas oportunidades, pois as empresas estão procurando isto mesmo nos profissionais, um detalhe a mais que o diferencie da multidão. Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para fazer a diferença e para isto você deve verificar detalhes importantes, que muitos nem veem como fundamentais, mas que fazem toda a diferença na hora do examinador escolher o seu currículo e não o de outro, quando comparar pessoas que possuem a mesma experiência e qualificação. Exemplos de Objetivos Profissionais Para Currículos - O objetivo profissional é um destes itens fundamentais no currículo, pois é a partir dele que o examinador saberá o que você procura e como você se encaixa na vaga que ele está divulgando. Sendo assim, escolha objetivos profissionais nos currí

Máscara de Argila para o rosto

Máscara de argila para o rosto A máscara de argila tem vários benefícios, tanto para o rosto, como para seu corpo e cabelo. Sua função é natural e extremamente eficaz. Reduz a oleosidade e tonifica a pele sem ressecá-la, naturalmente e sem agredir sua pele. A argila contém minerais que revitalizam o tecido da pele. Receita natural de máscara de argila para o rosto : Se sua pele for sensível utilize a argila vermelha ou a branca. 2 colheres de argila verde 3 colheres de água ou até a argila ficar em forma de creme que de para passar no rosto. Aplicar no rosto evitando a área dos olhos. Ficar assim até a argila secar. Depois de seca, retire com água morna. O ideal é usar uma toalha (própria para isso) embebida com água morna para ir retirando sem muita sujeira.