Pular para o conteúdo principal

Receita de massa caseira

massa caseira

Está é a receita de massa caseira italiana legítima, vai somente dois ingredientes e um pouquinho de trabalho manual. E não há quem resista a essa massa caseira, todo bom italiano sabe muito bem disso. Simples e muito fácil de fazer.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo especial
8 ovos inteiros

Como fazer a massa caseira:

Em uma recipiente coloque a farinha e coloque 7 ovos, comece a amassar com as mãos, se você sentir que a massa está ficando muito seca, coloque o outro ovo que restou, e continue amassando bastante até a massa ficar bem durinha.

Deixe descansar por 30 minutos.


massa caseira

Depois do descanso, com uma faca corte em pequenos pedaços de aproximadamente 200 gramas cada um, e com rolo de madeira em uma mesa plana com o auxilio de um pouco de farinha na mesa, comece a esticar a massa com um rolo. Procure deixar a massa o mais fina possível, e vá reservando uma a uma já esticada em um lugar seco e arejado.


receita de massa

Para cortar a massa:

Pegue os pedaços já esticados e com as mãos enrole a massa com fosse fazer um rolo de papel, e com a faca vá cortando paralelamente em pedaços de 1 cm cada um, após é só desenrolar os pedaços cortados. Repita esse procedimento com todas os pedaços que você esticou anteriormente.


Agora coloque bastante água em uma panela grande para ferver com um pouco de sal e azeite, e quando estiver fervendo coloque a massa já pronta e desenrolada dentro. A massa fica pronta em aproximadamente 8 minutos, mas vai do gosto de cada um.

Agora é só escolher o molho que você quer usar, pode ser molho vermelho com tomates ou molho branco, ao pesto enfim o molho fica ao gosto de cada um.

Esta é uma receita de massa caseira para 10 pessoas, caso queira diminuir é só colocar 1/2 kilo de farinha e 4 ovos.

Obs: O correto é não usar água na massa, pois a massa italiana verdadeira não vai água.

Bom apetite!

Comentários