Pular para o conteúdo principal

O que é Pré-Sal

o que é pre sal

Entenda o que é Pré-sal. Com as novas propagandas que começaram a ser veiculadas na mídia sobre a camada de pré-sal da Petrobrás, muitas pessoas não sabem exatamente o que é o pré-sal, e como ele será extraído a 7 km de profundidade na Bacia de Santos.

No Dia 08 de Novembro de 2007 a Petrobrás veio à publico anunciar a descoberta de uma das maiores jazidas de petróleo do mundo encontradas em águas brasileiras, o Tupí, um reservatório de petróleo de óleo leve e gás com estimativas em 5 a 8 bilhões de barris. Mas esse petróleo foi encontrado abaixo da uma camada, chamada de pré-sal, de aproximadamente 2.000 metros de espessura. A Petrobrás terá o desafio de extrair o óleo à 7 km de profundidade passando pela lamina d'água, rochas, a camada de sal, pelo pré-sal até chegar nas fendas onde esse petróleo está depositado. Ao contrario do que muita gente imagina, o petróleo não está em poço aberto embaixo do pré-sal e sim entre fendas, o petróleo fica entranhado no meio dessas fendas.


pre salpre sal

Essas estimativas são somente para o campo de Tupí, mas a área da descoberta é enorme, e vai desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, por isso todo esse otimismo, pois já se sabe que o potencial da área pode ser até muitas vezes maior do já anunciado.


pre sal

petrobras


O tamanho do desafio e do investimento:

Plataformas: Serão 50 no total ao custo 2,5 bilhões de dólares cada.

Risers e dutos flexíveis: 9.000 km

Cabos de Ancoragem: 2,5 km que não podem ser de aço, senão afundam a plataforma

Dutos de Aço: 20.000 km se enfileirados, dá para dar a volta ao mundo.

Sondas de Perfuração: O aluguel de uma sonda custa 450.000 dólares por dia, precisa-se furar 2000 poços.

A estimativa é que só o campo de Tupí em 2012 gere 500.000 barris de petróleo por dia.

Comentários

  1. Ótima postagem sobre o Pré-sal. Eu sou professor e semana passada eu estava exatamente falando para os alunos sobre a importância dessa nova descoberta brasileira e fiz questão que eles estivessem por dentro desse assunto. Como trabalho na área biológica, sugeri a eles que fizessem uma pesquisa mais detalhada e apresentá-la na feira cultural.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário