Tratamento para frieira nos pés



Frieira ou pé de atleta é uma doença infecciosa muito comum principalmente em adultos causado pela umidade das pés onde um fungo chamado de Tricophyton se desenvolve.
A doença ganhou esse nome pé de atleta pois costuma ser transmitida em ambientes de grande circulação de pessoas, como é o caso dos chuveiros dos atletas, todos compartilham a mesma ducha, assim o transmissão se acelera.
Os primeiros sintomas são aquelas coceirinhas entre os dedos que todo mundo conhece.

Tratamento:

·Seque bem os pés, principalmente entre os dedos. Use, se necessário, um secador de cabelo ou outra toalha limpa e seca. Outra dica é colocar um algodão entre os dedos dos pés, isso ajuda a manter os dedos secos.

·Evite usar meias de tecido sintético que não absorvem o suor e mantêm a pele úmida;

·Troque as meias frequentemente, deixando os pés tomarem um pouco de ar durante a troca;

·Evite usar tênis muito fechados e com pouca ventilação que aumentam a sudorese nos pés;

·Use calçados bem ventilados. Se possível, use sandálias ou calçados com abertura para os dedos;

·Calce chinelos quando for utilizar banheiros e vestiários de clubes ou escolas para não se reinfectar nem passar a infecção para outros;

·Observe as unhas dos dedos dos pés. Se estiverem grossas, esbranquiçadas ou descoloridas, podem ter sido infectadas pelo fungo o que requer cuidados médicos especiais;

·Não aplique talcos ou cremes antifúngicos por conta própria. Alguns desses produtos não surtem o efeito que prometem. Procure um dermatologista para orientar o tratamento.

Dr. Drauzio Varella

0 comentários:

Postar um comentário