Sispass Ibama


Sispass Ibama
Sispass Ibama

O Sispass Ibama tem como objetivo fazer a regularização e cadastro de criadores de pássaros, amadores, ou conservacionistas através de licença emitida pelo órgão do governo.

Para tirar sua licença no Sispass Ibama, você precisa algumas informações importantes. Saiba que para emitir a licença, só pode ser feito pela Internet online, as carteiras de clubes e federações ainda valem, mas não perante a fiscalização. Os certificados de passeriformes os ctps não tem mais validade.

Para você começar a criar pássaros silvestres, primeiro você precisa saber qual o objetivo dessa criação. Se for criação de pássaros para venda de filhotes - Fins comerciais, deve ler e seguir a Portaria 118/97. Se o for para finalidade de conservação de espécies apreendidas, você necessariamente precisa se tornar um criador conservacionista, ler e seguir a Portaria 139/93.

Mas se a finalidade for a criação amadora, para participar de torneios de canto e a transferência de pássaros entre criadores, você deve se registrar como um criador amadorista, conforme IN 01/03.

Para tirar a licença no SISPASS do IBAMA, O criador amador de passeriformes deve realizar seu cadastramento pela Internet no site do Ibama no endereço www.ibama.gov.br/sispass, ou clique no link do Ibama logo abaixo. É preciso ler todas as portarias e manual de utilização para ficar legal, antes de realizar o cadastro. No site também é possível saber sobre tranferência, recadastramento, consulta relação de passeriformes, licença de transporte, pedidos de anilhas, emitir guia do boleto bancario, após cadastro, entre outros.

Todas as informações para tirar licença no Sispass podem ser adquiridas clicando no site do IBAMA