Analise Grafica de Ações

Análise Gráfica de Ações

Analise grafica de ações

A análise gráfica de ações é um estudo utilizado por investidores e analistas do mercado financeiro onde são demonstrados através de gráficos, todo o comportamento de uma determinada ação em relação a flutuação dos preços, que são plotadas em um gráfico carteziano.

A utilização da análise gráfica de ações e índices é muita utilizada no mundo todo, diversos investidores à utilizam, como único meio de realizar operações de compra e venda de ações, com bons níveis de acertos em seus investimentos.

Para se entender como funciona a análise gráfica de ações, o mais apropriado é que se faça um curso intensivo, disponibilizados por diversos profisssionais da área, que inclusive, muitos deles possuem sites na Internet, com informações detalhadas e agendas de cursos em diversas cidades do Brasil, ou para ir se familiarizando, procure um software de análise gráfica de ações grátis na internet.

Análise gráfica de ações: Como funciona
Resumidamente, a análise técnica gráfica do comportamento de uma determinada ação, pode ser visualizada através de um gráfico, onde o mesmo, pode apontar suportes e resistências(fundos e topos nos preços) que são desenhados através de candles (figura1) ou candlestick, que quer dizer candelabro na língua inglesa, pela representatividade de velas, que são incorporados aos gráficos pelas varições nos preços. O candle aponta a abertura, fechamento, máxima e mínina nos preços, dando uma idéia de como o mercado transacionou determinda ação em um determinado período de tempo. Outro benefício da análise técnica gráfica como instrumento de operação, é de demonstrar figuras de candles, que "podem prever" segundo especialistas, tendências e o comportamento do mercado de ações e índices no futuro.


grafico de candles

Fig. 1 - Candles ou Candlestick, poderosas figuras da análise técnica


Na análise gráfica de ações, o tempo pode ser estipulado em minutos, horas, dias, semanas e anos, conforme a necessidade de realizar a operação pelo investidor. Exemplo, para operar ações, diariamente, pode-se suar o gráfico diário, para operar intraday(operações realizadas dentro do dia) pode-se usar o gráfico 5 minutos, 30,60 ou 90 minutos, dependo da quantidade de operações que se realiza durante o dia. Ou ainda, usar o gráfico semanal, que é muito usado para aqueles investidores que realizam operações de position (operações de longo prazo, em que o investidor realiza poucas operações durante um ano ou mais). Figura 2.

Gráfico de ações Petrobras

grafico petr4
Fig 2 - Análise gráfica de ações Petr4 - Semanal

A análise gráfica foi criada no Japão, século XVIII, na bolsa de Osaka, onde era transacionando as colheitas de arroz, um desse japoneses que não lembro o nome agora, começou a analisar os preços, colocando o próprio arroz em um papel, desenhando e formando figuras, e foi apartir daí, dessa figuras formadas, que ele começou a encontrar padrões que se repetiam, e com isso, ele se tornou um homem muito rico fazendo trade (operação de compra e venda) na bolsa de Osaka em sua época.

Gráfico Bovespa - Ibov Diário
grafico bovespa
Exemplo de uso da análise gráfica, em um gráfico do índice Bovespa. Os
preços bateram em uma linha de têndencia de curto prazo, que serviu de
suporte para os preços e retornaram, formando um novo topo naquele momento.

O assunto é extremamente vasto, existem centenas de figuras de candles na análise gráfica, em que se pode fazer uma avaliaçao de comportamento de ações e índices, por isso repito, o mais indicado antes de entrar no mercado financeiro, é ter uma pequena noção sobre análise técnica ou análise fundamentalista, para aí sim, começar a operar de igual com outros investidores que já conhecem a técnica à vários anos. Não que seja extremamente necessário saber sobre análise técnica para operar, mas pode lhe dar uma vantagem competitiva, nesse mercado imenso que é bolsa de valores, sabendo-se que, para alguém ganhar alguém necessariamente precisa perder. A unica coisa certa é que o mercado é soberano, ele está sempre certo, então esteja sempre do lado da força, para isso compre livros, faça cursos, estude muito, e com o tempo você pode se tornar um grande operador do mercado financeiro.



0 comentários:

Postar um comentário