Digitei





29 outubro 2014

VINHO QUENTE: RECEITA TRADICIONAL DE QUENTÃO

vinho quente quentao receitaNesta época de frio, de festa junina, uma boa dica é preparar um vinho quente ou o tradicional quentão para esquentar do frio e recepcionar os amigos. Nas festas juninas, estas são bebidas tradicionais, que nunca faltam, principalmente nas regiões mais frias do país.







 INGREDIENTES DO VINHO QUENTE - QUENTÃO


Para preparar o tradicional quentão você só precisa de: 600 ml de cachaça, 600 ml de água, 2 xícaras de açúcar, 1 colher de gengibre, casca de laranja, casca de limão e também um pouco de cravo e canela em pau.

COMO FAZER O QUENTÃO

Tendo separado todos estes ingredientes, você deverá ter uma panela maior onde colocará o açúcar que deverá ser derretido em fogo mais forte. Espere o açúcar ficar mais caramelizado, mas evite ficar mexendo muito, porque se o açúcar empelotar aí vai ser difícil fazer seu quentão. Assim que o açúcar tiver derretido, coloque na panela o gengibre e também as cascas tanto do limão como também da laranja.

Em seguida, acrescente a canela e também o cravo. Tome muito cuidado para não deixar queimar a calda! A panela deverá ficar bem tampada, fervendo por 10 minutos mas agora em fogo mais brando. Depois é só desligar o fogo e aí sim, acrescentar a cachaça!

Ligue o fogo novamente e deixe ferver por mais 5 minutos e pronto, o tradicional quentão OU VINHO QUENTE  já pode ser servido. O vinho quente também é muito fácil de ser preparado, você vai precisar de: 2 litros de vinho tinto, 3 xícaras de água, 2 xícaras de açúcar, 2 maçãs, cravo e canela a gosto e 2 xícaras de abacaxi. Coloque em uma panela a água com o açúcar e leve ao fogo alto.

Acrescente a canela e o cravo, depois tampe e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente o vinho e deixe ferver, então é só desligar e por fim, acrescentar as frutas. Pronto, já pode servir o vinho quente, fica uma delícia.

Uma outra dica para quem não quer preparar o vinho quente ou quentão como chamamos aqui no Sul, é ir nos supermercados da região e comprar o quentão pronto já engarrafado.

Já existe inclusive o vinho quente ou quentão sem álcool, que é ótimo para as crianças e adolescentes experimentarem sem os devidos problemas do álcool. 

Algumas marcas já estão comercializando o quentão pronto em garrafa com ou sem álcool com ótimos preços em torno de R$ 8,00 a garrafa. Marcas como, Canção, Aurora, quentão Aliança e muitas outras, vale a pena experimentar.



E você o que acha de um vinho quente ou quentão no inverno, deixe seu comentário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário