Pular para o conteúdo principal

Prouni 2009 Enem prouni


O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.


Inscrições para o processo seletivo referente ao 2º semestre/2009:

De 27/05/2009 até às 21 horas do dia 05/06/2009


Divulgação dos resultados:

Divulgação do resultado da pré-seleção da 1ª Etapa do ProUni 2º/2009:
1ª Chamada: 09/06/2009
2ª Chamada: 29/06/2009

Incrições PROUNI 2009

Basta fazer o ENEM para se candidatar a uma bolsa?

Não, mas ter feito o ENEM, referente ao ano de 2008, é o primeiro passo. Além de obter a nota mínima de 45 pontos nesse exame (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
  • ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
  • ser pessoa com deficiência, ou
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Ressaltamos que é obrigatória a informação, no momento da inscrição, do número do ENEM e do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato.

Quais são os tipos de bolsa oferecidos?

  • Bolsa integral:
    para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50).
  • Bolsa parcial de 50%:
    para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.395,00).


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, na página eletrônica do ProUni http://www.mec.gov.br/prouni.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até 5 opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil sócioeconômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar.

A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.


A lista completa das instituições participantes do Processo Seletivo, referente ao segundo semestre de 2009, será diponibilizada, aos candidatos, no início das inscrições, na página eletrônica de acesso a ficha de inscrição do ProUni

Via: Prouni





Comentários