Pular para o conteúdo principal

Gripe suina sintomas

gripe suina
Sintomas h1n1

É muito importante ficar por dentro de como é transmitida a gripe suína e quais são os seus sintomas, pois a imprensa não para de noticiar novos casos dessa possível pandemia, que vem assombrando diversos países inclusive o Brasil, e já está afetando pessoas conhecidas como é o caso do ator e apresentador André Marques da Rede Globo que possivelmente possa estar contaminado com a gripe suína após o retorno de uma viagem para a Argentina, conforme divulga a imprensa.

Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com a gripe comum, nela ocorrem febre, falta de apetite, tosse e em algumas pessoas podem aparecer garganta seca, coriza, diarréia e vômito.
A gripe suína é uma doença respiratória que aparece em porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. O que acontece é que o vírus vence a barreira entre as espécies e afeta os seres humanos. Segundo o próprio Ministério da Saúde, é comum o paciente vir a apresentar uma febre repentina acima dos 38 graus, e vem acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações com dificuldade de respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1).

Como todos os vírus de gripe, a gripe dos suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos os vírus contaminam o mesmo porco, nisso pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Uma pergunta muito comum das pessoas é se consumir carne de porco você pode se contaminar com a gripe suína? A resposta dessa pergunta é "não" pois cozinhando a carne de porco a 70 graus Celsius os vírus da gripe são totalmente eliminados, impedindo assim qualquer tipo de contaminação.
O Ministério da Saúde informa que “o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas”.

Transmissão do vírus gripe suína ou "porcina"

A transmissão do vírus ocorre com o contato direto com as secreções das pessoas infectadas catarro e espirro.

Como evitar o contagio:
Primeiramente evite viajar para lugares onde existam casos da doença, se caso for siga algumas recomendações:
- Lave as mãos sempre que possível com água e sabão.
- Evite ao máximo o contado com pessoas infectadas.
-Quando for tossir cubra seu nariz e boca com um lenço de papel e depois jogue fora.

Claro que o assunto é bem vasto, isto é apenas um pequeno resumo da doença, não custa nada as pessoas estarem por dentro das causas, sintomas e como a doença é transmitida.

Comentários