Pular para o conteúdo principal

Dinheiro falso como identificar



Você saberia identificar uma nota de Real falsa? Se a resposta é não, aqui estão algumas orientações que são dadas pelo Banco Central do Brasil para evitar pegar notas falsas. Sabendo-se que a falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.


Quando você receber uma cédula sempre veja os seus principais elementos de segurança, que são (Marca d'água), (Imagem latente) e o (registro coincidente). Verifique também o relevo e a textura do papel.

Marca d'água

Observe sempre a marca d'água, 60% das notas falsas não possuem ela.



Segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara à esquerda, as figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro.


Olhe a imagem latente.

Observando o lado da cédula que contém a numeração, olhe a partir do canto inferior esquerdo, colocando-a na altura dos olhos, sob luz natural abundante: ficarão visíveis as letras "B" e "C".





Observe a estrela do símbolo das Armas Nacionais nos dois lados da cédula.

Olhando a nota contra a luz, o desenho das Armas Nacionais impresso em um lado deve se ajustar exatamente ao mesmo desenho do outro lado.



e por último, sinta com os dedos o papel e a impressão.

O papel legítimo é menos liso que o papel comum.
A impressão apresenta relevo na figura da República (efígie), onde está escrito "BANCO CENTRAL DO BRASIL" e nos números do valor da cédula.

Comentários