Pular para o conteúdo principal

Insônia O que fazer

Insonia o que fazer

A insônia ou a falta de sono, é a dificuldade de dormir nas horas que se precisa repousar o corpo e a mente. Em algumas pessoas, a insônia acontece de vez em quando, tendo como causa, algumas alterações emocionais, peocupações, e às vezes também acontece pelo desconforto da temperatura do ambiente. Travesseiros e colchoes inadequados também podem causar a insônia.

Mas o problema pior é para aquelas pessoas em que a insônia se torna crônica, desde o sono leve e agitado, até a noite toda passando em claro. Uma das causas nesses casos, poderá ser o esgotamento nervoso - estresse - provocado por uma hiper-excitação nervosa.

Existem também as causas físicas, doenças como aterosclerose e hipertensão arterial são algumas delas.

Muito importante é nunca consumir drogas que induzem ao sono, elas dever ser evitadas, pois causam depedências químicas em alguns pacientes.

Em muitos casos, o problema pode ser resolvido, mudando o estilo de viver. Caminhar 20 minutos, ou fazer uma massagem antes de ir dormir, ajudam a induzir o sono; outra maneira e deitar-se na cama e ler um bom livro.

Na parte da alimentação, alguns alimentos precisam ser evitados, eles possuem propriedades excitantes, são eles: chocolate, café, chá preto, refrigerante com cafeína, e as carnes em geral.

Uma boa dica é, tonificar os nervos com caminhadas diárias, de preferência sobre algum tipo de grama fresca e usar alimentação natural de vegetais crus e frutas.

Tratamento natural para insônia.

- Chá das folhas da alface. Tomar o chá frio 5 vezes por dia, e a noite, aqueça e adoce com mel de abelhas, tome 1 xícara à noite,

- Suco de maracujá - Fazer um suco com maracujás frescos e tomar 6 vezes por dia, também adoce com mel de abelhas.

- Camomila - Chá das folhas de camomila, tome 4 xícaras ao dia.

- Mel de abelhas - Comer 2 colheres de sopa, 30 minutos antes de ir dormir.

Lembre-se: Sempre que surgir qualquer tipo de doença, um médico deverá ser consultado

Comentários