Pular para o conteúdo principal

CUB 2013 - CUSTO MÃO DE OBRA CONSTRUÇÃO CIVIL, CUSTO POR M2

Custo Mão de Obra da Construção Civil 2013 - Você que está procurando pelo custo da construção civil em 2013 chegou ao lugar certo. Nesse artigo vamos mostrar como você pode conferir o valor do metro quadrado da construção civil em 2013 em diversas cidades e estados do Brasil e ainda outras informações importantes na hora de construir ou reformar sua casa ou construir ou reformar seu imóvel comercial.


Planejar quanto vamos gastar na hora de construir é uma das tarefas mais importantes na construção civil, pois com um plano de custos bem elaborado, isso pode fazer toda a diferença no bolso de quem está empreendendo uma obra, seja ela grande ou mesmo uma obra pequena.

Precisamos levar em conta muitas variáveis, dentre elas o custo da mão de obra do pedreiro,  do custo da mão de obra dos ajudantes, serventes, impostos, e é claro, o custo do material de construção, que hoje é um dos que mais pesa no orçamento de uma obra.

Hoje o custo do m2 da construção civil envolve todas essas variáveis citadas acima, estabelecendo assim o valor do CUB (Custo  Unitário Básico), que podemos consultá-lo entrando no site do Sinduscon do seu Estado. Assim podemos saber exatamente o CUB da construção civil de cada estado do Brasil.

ABAIXO VOCÊ ENCONTRA A RELAÇÃO DOS SINDUSCON DO BRASIL INTEIRO PARA QUE VOCÊ POSSA ENCONTRAR O VALOR DO CUB 2013 DE SEU ESTADO, CONFIRA:


SINDUSCON AL CUB 2013 AL
SINDUSCON AM CUB 2013 AM
SINDUSCON AP CREAAP.ORG CUB 2013 AP
SINDUSCON BA CUB 2013 BA
SINDUSCON CE CUB 2013 CE
SINDUSCON DF CUB 2013 DF
SINDUSCON ES CUB 2013 ES
SINDUSCON GO CUB 2013 GO
SINDUSCON MA CUB 2013 MA
SINDUSCON MG CUB 2013 MG
SINDUSCON MS CUB 2013 MS
SINDUSCON MT CUB 2013 MT
SINDUSCON PA CUB 2013 PA
SINDUSCON PB - João Pessoa CUB 2013 PB
SINDUSCON PE CUB 2013 PE
SINDUSCON PI CUB 2013 PI
SINDUSCON PR CUB 2013 PR
SINDUSCON RJ CUB 2013 RJ
SINDUSCON RN CUB 2013 RN
SINDUSCON RR CUB 2013 RR
SINDUSCON RO CUB 2013 RO
SINDUSCON RS CUB 2013 RS
SINDUSCON SC Grande Florianópolis-SC CUB SC 2013
SINDUSCON SE CUB 2013 SE
SINDUSCON SP CUB 2013 SP
SINDUSCON TO CUB 2013 TO

EXEMPLO PARA MOSTRAR COMO É FEITA A COMPOSIÇÃO DO CUB 2013 - NESSE EXEMPLO ESTÁ DESCRITO A COMPOSIÇÃO DO CUB 2013 RS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2013.


Fonte: Sinduscon/RS Cub Fevereiro 2013

Como podemos ver há diferentes valores na tabela do CUB 2013, conforme o tipo de construção que se pretender empreender.

 Projetos Residenciais CUB:
R1 - Residencia Unifamiliar
PP - Prédio Popular
R8 - Residencia Multifamiliar
R16- Residencia Multifamiliar 
PIS- Projeto de Interesse Social
RPQ1-Residencia Popular

 Projetos Comerciais CUB:
CAL8 - Comercial Andar Livre
CSL8 - Comercial Salas e Lojas
CSL16-Comercial Salas e Lojas
GI - Galpão Industrial


 AS VARIAÇÕES DO CUB MENSAL


Cada mês do ano há uma varição do CUB mensal, sendo assim é importante que você faça sua consulta baseada no mês que você deseja saber o valor do CUB do referido mês.

É muito comum a publicação por parte dos Sinduscon do Brasil fazerem essas publicações do CUB mensalmente. Sendo assim você poderá fazer a consulta do CUB conforme a tabela do CUB mensal abaixo.

CUB Janeiro 2013
CUB Fevereiro 2013
CUB Março 2013
CUB Abril 2013
CUB Maio 2013
CUB Junho 2013
CUB Agosto 2013
CUB Setembro 2013
CUB Outubro 2013
CUB Novembro 2013
CUB Dezembro 2013

Agora que você já sabe como calcular o valor de uma obra por m2, aconselhamos que você faça um plano de custos bem elaborado para não ter surpresas na hora de construir. O ideal é que ainda, depois de todos os cálculos da contrução estarem prontos, você ainda coloque uma margem de recursos à mais em seu orçamento, pois nunca sabemos quando acontecerão os imprevistos durante a obra.



Comentários

Unknown disse…
Eu preciso do CUB de maio de 2013 e não consigo encontrar em lugar nenhum.. se vocês tiverem podem me enviar por e-mail?? anderson@webne.com.br
Unknown disse…
O que é incluso no cub, mão-de-obra?
Anderson disse…
Muito útil suas informações, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

CALFINAGEM COMO FAZER - COMO APLICAR CALFINO EM PAREDES

Calfinagem como fazer - Saiba o que é calfinagem e como fazer a aplicação do calfino em paredes, nessa matéria que preparamos como mais uma opção de revestimento para quem está pensando em construir ou reformar sua casa. A calfinagem é um processo de acabamento utilizado no revestimento final de paredes internas e externas de casas e apartamentos, inclusive para tetos, cozinhas e banheiros e que é muito pouco difundida por profissionais da área nos dias de hoje. Os benefícios da calfinagem com cal são inúmeros, dentre eles podemos destacar: - Resistente à água; - Substitui a aplicação de massa corrida; - O recobo da parede não precisa ser filtrado; - Finalização marmorizada ou aveludada; - Não precisa lixar as paredes; - Menor esforço do profissional, menos trabalho e ausência total de pó; - Além de ser mais barato que os processos tradicionais, pois o preço do calfino é bem mais em conta que a massa corrida; Se você está querendo um acabamento de paredes de alto padrão, o calfino o

ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA CURRÍCULOS

Em um mercado de trabalho tão concorrido como o dos dias atuais a melhor maneira de ter maiores chances de conseguir um emprego ou de mudar de emprego é ter o diferencial entre tantos profissionais que estão à procura de novas oportunidades, pois as empresas estão procurando isto mesmo nos profissionais, um detalhe a mais que o diferencie da multidão. Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para fazer a diferença e para isto você deve verificar detalhes importantes, que muitos nem veem como fundamentais, mas que fazem toda a diferença na hora do examinador escolher o seu currículo e não o de outro, quando comparar pessoas que possuem a mesma experiência e qualificação. Exemplos de Objetivos Profissionais Para Currículos - O objetivo profissional é um destes itens fundamentais no currículo, pois é a partir dele que o examinador saberá o que você procura e como você se encaixa na vaga que ele está divulgando. Sendo assim, escolha objetivos profissionais nos currí

Máscara de Argila para o rosto

Máscara de argila para o rosto A máscara de argila tem vários benefícios, tanto para o rosto, como para seu corpo e cabelo. Sua função é natural e extremamente eficaz. Reduz a oleosidade e tonifica a pele sem ressecá-la, naturalmente e sem agredir sua pele. A argila contém minerais que revitalizam o tecido da pele. Receita natural de máscara de argila para o rosto : Se sua pele for sensível utilize a argila vermelha ou a branca. 2 colheres de argila verde 3 colheres de água ou até a argila ficar em forma de creme que de para passar no rosto. Aplicar no rosto evitando a área dos olhos. Ficar assim até a argila secar. Depois de seca, retire com água morna. O ideal é usar uma toalha (própria para isso) embebida com água morna para ir retirando sem muita sujeira.