Pular para o conteúdo principal

COMO FAZER TAPIOCA PASSO A PASSO SEM MEDO DE ERRAR

Como  Fazer Tapioca Passo a Passo Sem Medo de Errar - Você já sentiu aquele medo na hora de fazer sua tapioca e ter pena de ter que colocar mais um saquinho de polvilho fora? Aquele frio na barriga na hora de colocar água e pensar "será que desta vez vai dar certo"?

Então sorria, porque você pode sim viver uma vida sem glúten (se for o seu caso), ou de ter um lanchinho muito gostoso (a mais) lhe esperando a hora que você quiser!!!  Seus problemas acabaram então!!!!

Se você prestar atenção bem no texto a seguir, você não via errar, com certeza, e sim você vai entender como funciona de uma maneira rápida este tipo de farinha.

Sobre os ingredientes para fazer tapioca:

Os ingredientes para fazer se fazer uma tapioca são somente polvilho e água, somente isso!  Talvez por ser tão simples assim o ponto da massa não se acerta de primeira e tem gente que leva um tempo para aprender como colocar água nesta farinha.

Para começar tenho que dizer que a farinha de polvilho é uma farinha extremamente seca e sedenta por água, então você só precisa ter cuidado para não colocar água demais para não encharcá-la, e para isso tenha em mãos sempre 1 pacote de reserva, ou quando fores utilizar 1 pacote use somente a metade dele para acertar a massa e o restante você vai colocar por cima.
Explico na hora de fazer:


Então vamos lá:

1 pacotes de polvilho doce ou azedo de 500 g
1 copo de água.
1 colher
1 pote com tampa razoavelmente grande.

como fazer tapioca
 Atenção, esta receita é para pacote de polvilho de 500 gramas.

como fazer tapioca 1


Prepare uma vasilha na qual a massa possa descansar com a tampa fechada. Nesta vasilha coloque o polvilho tomando cuidado para não colocar todo o pacote.

 Deixe um pouco de polvilho no saquinho (este é o segredo) para você utilizar ainda nesta receita, siga as fotos:

como fazer tapioca 2

Veja as 3 fotos a seguir para mostrar qual a quantidade que deves deixar no saco, enquanto prepara a massa:




como fazer tapioca 4


como fazer tapioca 5


como fazer tapioca 6

 Depois coloque o copo de água de uma vez só e vá mexendo devagar porque a massa vai endurecendo e absorvendo a água colocada.


receita de tapioca

Ficando assim," aguadinha", com água por cima da massa:

como fazer tapioca passo a passo


Feito isso coloque o restante do polvilho que ficou no pacote, todo o (restante)

como fazer tapioca passo a passo 1

Agora você está na etapa final do processo da massa. Com a colher mexa quebrando os torrões que ficaram em baixo do polvilho colocado e revirando eles para cima, fazendo o polvilho colocado se misturar um pouco na parte de baixo do seu pote. 

como fazer tapioca passo a passo 2


Nesta etapa você não pode mais colocar água, somente tapar a panela depois de mexer com cuidado e esperar.

Você pode esperar 1 ou 2 horas, ou deixar tapado e fazer no dia seguinte. Por experiência os dois tempos funciona direitinho, de um dia para o outro, ou esperar a massa 1 ou duas horas.

Este tempo de descanso é para o resto da farinha ser hidratada pela água. Não se preocupe se ficar alguns torrões secos com mais farinha, o tempo faz o seu trabalho depois.



tapioca receita como fazer



Depois do  tempo esperado  passe os torrões em uma peneira, este processo demora um pouquinho, e depois você pode congelar a massa pronta, ou fazer sua tapioca em uma frigideira com fogo baixo deixando de cada lado alguns segundos e está pronta.

Esta  foto é da massa de polvilho pronta

como fazer tapioca pronta

E aí, já fez a tapioca aí na sua casa? Nos diga nos comentários o que achou!


Comentários