Pular para o conteúdo principal

Gastrite sintomas tratamento



Nesse artigo é sobre gastrite, sintomas e seus possíveis tratamentos, um problema que afeta milhares de brasileiros e incomoda muito.

Gastrite não é uma única doença, mas significa a inflamação do revestimento do estômago.

A gastrite pode ser causada por ingerir muita bebida alcoólica, uso prolongado de remédios anti-inflamatórios não-esteróides, ou infecção por bactéria como a Helicobacter pylori.

Algumas vezes a gastrite desenvolve-se depois de uma grande cirurgia, lesão traumática, queimadura ou infecção grave. Algumas doenças, como anemia perniciosa, desordens do sistema auto-imune(quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo)e refluxo crônico da bile também podem causar gastrite.

SINTOMAS:

A dor da gastrite é circular, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.

A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia pode piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.

Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

DIAGNÓSTICO:

• Endoscopia gastrointestinal superior. O médico insere o endoscópio, um tubo fino contendo uma pequena câmera, através da sua boca (ou as vezes do nariz) e o leva até seu estômago para ver o revestimento estomacal. O médico verificará se há inflamação e pode remover uma pequena amostra do tecido para testes. Esse procedimento de remoção de tecido é chamado de biópsia.

• Teste sangüíneo. O médico pode checar a contagem de células vermelhas para ver se você tem anemia, a qual pode ser causada por sangramento no estômago.

• Exame de fezes. Esse teste verifica a presença de sangue nas fezes, um sinal de sangramento.

TRATAMENTO

O tratamento da gastrite tem de levar em conta o que causou a doença. Como existe associação entre Helicobacter pylorii e gastrite, se tratarmos apenas a segunda sem combater o primeiro, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta.

No entanto, ela diminuirá bastante, se os dois tratamentos ocorrerem simultaneamente. O uso de ácido acetilsalícilico, antiinflamatórios e álcool deve ser evitado.
A medicação para gastrite pode ser ministrada por via oral e os resultados obtidos são bastante satisfatórios.

RECOMENDAÇÕES:

É importante ressaltar que os alimentos não causam a gastrite, mas alguns devem ser evitados para minimizar os sintomas.

Coma devagar e mastigue bem.

Durante a crise, é importante evitar os laticínios pois eles aumentam a produção do suco gástrico, mas passado a fase crítica, a pessoa pode voltar a ingeri-los mas nunca isoladamente.

Alimentos a serem evitados:

• Alimentos gordurosos e frituras em geral
• Bebidas que contenham cafeína (chá preto, chá mate, café, bebidas à base de cola)
• Chá de hortelã
• Álcool
• Bebidas gaseificadas
• Sucos de frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão)
• Carnes processadas (presunto, lombo, salsicha, mortadela, salame....)
• Queijos gordurosos (parmesão, provolone, queijo cremoso.....)
• Temperos industrializados (extrato de tomate, caldo de carne, molho inglês, molho de salada...)
• Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geléia, compotas)
• Chocolate

Enquanto não houver a cicatrização da mucosa gástrica, evite também os alimentos ricos em fibras (cereais matinais e grãos por exemplo)

Alimentos permitidos:

• Suco de frutas diluídos
• Chá de camomila, erva doce, melissa
• Mingaus
• Leite e iogurte desnatado ou light (quando não estiver na crise)
• Queijos brancos (quando não estiver na crise)
• Carnes brancas e magras (aves e peixes)
• Ovos cozidos, poché, quentes
• Purê de batata, mandioquinha
• Vegetais cozidos
• Sopas de vegetais e carne


Fonte: Caloriasinteligentes.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Boa.
Unknown disse…
Obrigada pela advertência da dieta,me foi muito importante. grata, NARA
Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
Abraços !
Anônimo disse…
tenho gastrite, obrigado pelas dicas
olga guilambo disse…
Ola. Sinto os sintomas mencionados, penso k e gastrite, mas vou m certificar cm o medico. Obrigada
Anônimo disse…
Ja tive gastrite hemorragica e afirmo que é muito ruim. a dieta ajuda e muito!!!!
Faço acompanhamento médico mas agora andei desleixada e hj estou em crise mas decidi que entrarei pra dieta permanente pois é mais saudável e me deixa sem dores..

Postagens mais visitadas deste blog

CALFINAGEM COMO FAZER - COMO APLICAR CALFINO EM PAREDES

Calfinagem como fazer - Saiba o que é calfinagem e como fazer a aplicação do calfino em paredes, nessa matéria que preparamos como mais uma opção de revestimento para quem está pensando em construir ou reformar sua casa. A calfinagem é um processo de acabamento utilizado no revestimento final de paredes internas e externas de casas e apartamentos, inclusive para tetos, cozinhas e banheiros e que é muito pouco difundida por profissionais da área nos dias de hoje. Os benefícios da calfinagem com cal são inúmeros, dentre eles podemos destacar: - Resistente à água; - Substitui a aplicação de massa corrida; - O recobo da parede não precisa ser filtrado; - Finalização marmorizada ou aveludada; - Não precisa lixar as paredes; - Menor esforço do profissional, menos trabalho e ausência total de pó; - Além de ser mais barato que os processos tradicionais, pois o preço do calfino é bem mais em conta que a massa corrida; Se você está querendo um acabamento de paredes de alto padrão, o calfino o

ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA CURRÍCULOS

Em um mercado de trabalho tão concorrido como o dos dias atuais a melhor maneira de ter maiores chances de conseguir um emprego ou de mudar de emprego é ter o diferencial entre tantos profissionais que estão à procura de novas oportunidades, pois as empresas estão procurando isto mesmo nos profissionais, um detalhe a mais que o diferencie da multidão. Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para fazer a diferença e para isto você deve verificar detalhes importantes, que muitos nem veem como fundamentais, mas que fazem toda a diferença na hora do examinador escolher o seu currículo e não o de outro, quando comparar pessoas que possuem a mesma experiência e qualificação. Exemplos de Objetivos Profissionais Para Currículos - O objetivo profissional é um destes itens fundamentais no currículo, pois é a partir dele que o examinador saberá o que você procura e como você se encaixa na vaga que ele está divulgando. Sendo assim, escolha objetivos profissionais nos currí

Máscara de Argila para o rosto

Máscara de argila para o rosto A máscara de argila tem vários benefícios, tanto para o rosto, como para seu corpo e cabelo. Sua função é natural e extremamente eficaz. Reduz a oleosidade e tonifica a pele sem ressecá-la, naturalmente e sem agredir sua pele. A argila contém minerais que revitalizam o tecido da pele. Receita natural de máscara de argila para o rosto : Se sua pele for sensível utilize a argila vermelha ou a branca. 2 colheres de argila verde 3 colheres de água ou até a argila ficar em forma de creme que de para passar no rosto. Aplicar no rosto evitando a área dos olhos. Ficar assim até a argila secar. Depois de seca, retire com água morna. O ideal é usar uma toalha (própria para isso) embebida com água morna para ir retirando sem muita sujeira.