Pular para o conteúdo principal

Botulismo Sintomas

botulismo

Botulismo é uma forma de intoxicação alimentar, de curso muito grave e, em geral, fatal. É ocasionado pelo veneno que produz a bactéria Clostridium botulinus, um dos mais poderosos que existem. O germe é encontrado nos solos de todo o mundo, senso um contaminador em potencial de todos os produtos provenientes do solo. O mal é causado por ingestão de alimentos deficientemente enlatados ou conservados pela citada bactéria.
Anualmente, há muitas mortes cujo responsável é o botulismo, proveniente do tratamento inadequado dos alimentos, tanto em casa como nas fábricas. Em raras ocasiões a porta de entrada pode ser um ferimento. Deve-se ter muito cuidado ao ingerir conservas, carnes defumadas, peixes empacotados a vácuo e em particular as conservas caseiras.


Sintomas do botulismo

Os primeiros sintomas podem surgir no espaço de 12 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado ou pelo contágio através de ferimento. Quando mais cedo aparecerem os sintomas mais grave é o caso.

As toxinas atacam o sistema nervoso, causando distúrbios visuais, tais como, visão dupla, perda do poder de acomodação, e paralisia do músculo subpalpebral. Também estão presentes fadiga, disfalgia (dificuldade de engolir), disfonia(dificuldade em falar), náuseas, vômitos, garganta e boca secas.

Na maioria dos casos a temperatura se mantém normal.

Não havendo diagnóstico imediato e consequentemente o tratamento adequado, ocorre paralisia do sistema respiratório, parada cardíaca e morte. A taxa de morte é de alto índice, mesmo com medidas urgentes e tratamento adequado. se o paciente sobreviver ao ataque de botulismo, não ocorrerão sequelas neurológicas.

Como evitar:

Fervura por 30 minutos inativa a toxina, porém, latas estufadas ou moles ou, ainda, com fechos defeituosos, devem ser desprezadas.

Comentários